Vitamina A liga gene que pode retardar câncer de próstata

Pesquisa britânica associa nível de ácido retinoico a crescimento de tumor

As cenouras são a nova arma na guerra contra o câncer de próstata, de acordo com um estudo liderado pela Universidade de York, do Reino Unido. A pesquisa indica que uma dieta rica em vitamina A pode ser a chave para vencer a doença porque torna o tumor mais tratável.

A pesquisa, liderada por Norman Maitland, descobriu que o ácido retinoico, produzido a partir da oxidação da vitamina A, pode reduzir a capacidade do tumor de invadir tecido vizinhos. A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como cenoura, batata doce e vegetais de folhas verdes, como couve.


- Se o câncer está confinado à próstata é muito mais tratável com a medicina convencional. Nós descobrimos que genes individuais específicos são desligados em células-tronco do câncer de próstata. Quando ativamos os genes novamente usando ácido retinoico, o câncer torna-se menos agressivo - disse Maitland.

Já há alguns anos a comunidade científica sabe que baixos níveis de vitamina A em amostras de sangue de homens estão associados com o câncer de próstata, mas ninguém sabia sobre os mecanismos envolvidos.
Fonte: O Globo



0 comentários:

Postar um comentário

Meus Links