Pacientes com câncer devem estar com a vacinação em dia

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, faz um alerta para que pacientes em tratamento de câncer mantenham a vacinação em dia.

Isso porque a prevenção de doenças é muito importante para a manutenção do bom estado clínico destes pacientes que, em função do câncer, tornaram-se imunodeprimidos. Assim, manter a caderneta em dia, tanto de quem está em tratamento quanto de quem cuida, é fundamental.


Segundo recomendação do Icesp, pacientes imunodeprimidos devem tomar alguns cuidados especiais na hora da vacinação. Pessoas em tratamento oncológico podem receber vacinas com patógenos mortos ou com vírus e bactérias inativados, como a da influenza, pneumonia e tétano. Imunizações que apresentam vírus e bactérias atenuados, como a tríplice viral e a de febre amarela, não devem ser ministradas ao paciente oncológico ou a pessoas portadoras de outras doenças que causem imunodepressão.


Pessoas nessas condições que ainda não tenham se imunizado contra a gripe podem procurar o Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas ou os Centros de Referências de Imunizações Especiais (CRIES). A vacinação é gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário

Meus Links