Teste de PSA pode ajudar mulheres a detectarem câncer da mama

O exame de sangue usado para detectar câncer da próstata em homens pode também ser usado como um novo teste para detectar câncer da mama em mulheres. É o que sugere um estudo publicado pela American Chemical Society, avança o portal ISaúde.

O líder do estudo Chien Chou e seus colegas relataram que o antígeno prostático específico (PSA) medido no teste também é um biomarcador em potencial do câncer da mama em mulheres.
No entanto, os níveis de PSA em mulheres saudáveis são geralmente tão baixos que apenas os testes ultra-sensíveis podem medi-los.

Para melhorar a detecção de PSA em mulheres, os investigadores construíram um biossensor de fibra óptica utilizando nanopartículas minúsculas de ouro e anticorpos PSA para detectar e relatar os níveis de PSA através de um sinal fluorescente.

A sensibilidade do biossensor (sua capacidade de detectar níveis elevados de PSA em casos de câncer da mama) e sua especificidade (o quão bem ele evita previsões falsas do câncer da mama) são comparáveis aos encontrados na utilização de PSA como um biomarcador para o câncer de próstata.

"Esses valores podem se comparar favoravelmente com a sensibilidade e a especificidade dos métodos de triagem para câncer da mama atuais, tais como exame clínico e mamografia", observaram os cientistas.

0 comentários:

Postar um comentário

Meus Links