Doença inflamatória da próstata tem relação com a saúde periodontal

Pesquisadores da Case Western Reserv University School of Dental Medicine nos Estados Unidos descobriram que há uma ligação entre a saúde oral e a saúde do restante do corpo.Para ser mais exato entre a doença periodontal e a prostatite, inflamação da próstata que atinge 8% da população mundial.

Os cientistas compararam dois marcadores em pacientes com prostatite: o antígeno prostático específico (PSA), utilizado para medir os níveis de inflamação na doença de próstata, e o nível de inserção clínica (CAL) das gengivas e dos dentes, que podem ser indicador de periodontite.

Os investigadores descobriram que indivíduos com altos níveis de CAL e prostatite de moderada a grave têm níveis mais elevados de PSA ou inflamação, de acordo com o pesquisador Nabil Bissada.

Bissada acrescenta que isso pode ajudar a entender os casos em que níveis elevados de PSA em pacientes com prostatite não podem ser explicados pelo que está acontecendo na próstata em si, ou seja, algo em outro local do corpo está causando a reação inflamatória.

Os participantes foram selecionados nos hospitais da Universidade Case Medical Center com prostatite de leve a grave e, em alguns casos, malígnos e foram divididos em dois grupos: aqueles com níveis elevados de PSA para a prostatite moderada ou grave ou um tumor maligno, e aqueles com níveis de PSA abaixo de 4 ng / ml, um nível associado às glândulas da próstata saudáveis. Nenhum deles procurou um dentista por, pelo menos, três meses, e passaram por um exame para medir a saúde gengival.



Digite seu email:


FeedBurner

0 comentários:

Postar um comentário

Meus Links