Cães Pastor Belga treinados detectam câncer de próstata através do olfato

Definitivamente os cães dão provas que são os melhores amigos do homem. Pesquisadores do Hospital Tenon, de Paris, França,  provaram que  cães treinados podem indicar a pessoa que tem câncer de próstata através do olfato que é 100 mil vezes mais aguçado que o de um ser humano.

A equipe passou um ano treinando cachorros pastores belgas malinois para diferenciar a urina de pessoas com e sem a doença. Os cães recebiam recompensas quando identificavam a presença de câncer sentando ou correndo para junto do treinador. No final da preparação, os cachorros classificaram corretamente 63 das 66 amostras, sendo que metade delas era de pacientes que apresentavam a doênça.

Anthony Smith, especialista em câncer de próstata da Associação Americana de Urologia, disse ao jornal Daily Mail que esses dados sugerem que tumores podem eliminar compostos orgânicos voláteis e que o odor pode ser específico, além de acrescentar que o uso dos cães poderia ter resultados melhores que a análise dos níveis de PSA (antígeno prostático específico) no sangue.

Henry Scowcroft, da entidade Câncer Research UK, do Reino Unido, afirmou que há motivos práticos para que os animais não sejam utilizados na detecção da doença, mas que, com a compreensão das moléculas desprendidas por ela, os cientistas seriam capazes de desenvolver melhores testes de laboratório.

Trabalhos anteriores indicaram que cães poderiam ser educados para apontar câncer de mama e de pulmão. 
Digite seu emaile confirme na C.Postal:


0 comentários:

Postar um comentário

Meus Links