O que é Hiperplasia Prostática Benigna? Como identificar e tratar a doênça?

A próstata é uma glândula que ajuda na produção do esperma e está localizada ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. O aumento do seu volume é chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB).

Os sintomas mais comuns são a diminuição do jato urinário e a urgência de urinar; dificuldade para começar a urinar; dor ou queimação durante o ato de urinar; sensação de que a bexiga nunca se esvazia por completo; gotejo ou vazamento de urina; fluxo de urina fraco.

Existem medicamentos, como os alfa bloqueadores, com excelentes resultados no tratamento. Com o tempo, o tratamento clínico pode não ser mais efetivo. Nessa fase será necessário fazer a cirurgia. Atualmente, o método endoscópico, menos invasivo, é o mais utilizado.

Pode-se perceber pela primeira vez os sintomas de hiperplasia prostática benigna (HPB), ou seu médico pode perceber que sua próstata aumentou de tamanho durante uma consulta de rotina. Quando houver suspeita de hiplerplasia prostática benigna (HPB), você deve consultar um urologista, que é um médico que se especializa em problemas do trato urinário e do sistema reprodutivo masculino. Alguns testes ajudam o médico a identificar o problema e decidir qual será o melhor tratamento. Os testes variam de paciente para paciente, mas os descritos a seguir são os mais comuns.

Exame Retal Digital - Este exame é normalmente o primeiro a ser feito. O médico insere um dedo protegido por uma luva no reto do paciente e sente a parte da próstata que fica perto do reto. Esse exame dá ao médico a idéia geral do tamanho e da condição da glândula. Tambem auxilia na deteccao de cancer da prostata (nodulos ou endurecimento da prostata)
Exame de sangue para antígeno prostático específico (PSA, da sigla em inglês)

Exame de PSA - Exame de sangue antígeno prostático específico é realizado para excluir o câncer como a causa dos sintomas urinários, seu médico pode recomendar um exame de sangue para PSA. O PSA, uma proteína produzida por células prostáticas, está freqüentemente presente em níveis altos no sangue de homens que têm câncer de próstata.


Ultrasom transretal- Se houver suspeita de câncer de próstata, seu médico pode recomendar um ultrasom transretal. Nesse procedimento, uma sonda inserida no reto direciona as ondas do som à próstata. Os padrões de reverberação das ondas do som formam uma imagem da glândula da próstata em uma tela.
Estudo de fluxo da urina

Às vezes, o médico pode solicitar ao paciente que urine em um compartimento especial que mede quão rápida a urina está correndo. Um fluxo lento normalmente sugere HPB.


Pielograma intravenoso -(IVP, da sigla em inglês)- O IVP é um raio x do trato urinário. Nesse teste, um contraste é injetado na veia, e o raio x é tirado. O contraste torna a urina visível no raio x e mostra se há obstruções ou bloqueios no trato urinário.


Cistoscopia - Nesse exame, o médico insere um pequeno tubo na uretra através do pênis, permitindo a visualizacao da uretra para determinar o tamanho da glândula prostatica e identificar o local e o grau da obstrução.


Tratamento do aumento da próstata ou hiperplasia prostática benigna

Homens que têm hiperplasia prostática benigna com sintomas geralmente precisam de algum tipo de tratamento em alguma época. Porém, vários pesquisadores têm questionado a necessidade de tratamento prematuro quando o aumento da próstata é apenas moderado. Uma vez que a hiperplasia prostática benigna pode causar infecções no trato urinário, o médico geralmente eliminará qualquer infecção com antibióticos antes de tratar o próprio aumento da próstata. Embora a necessidade de tratamento geralmente não seja urgente, o médico costuma aconselhar seguir com tratamento assim que os problemas fiquem inconvenientes ou representem risco à saúde.

A maioria dos médicos recomenda a remoção da parte aumentada da próstata como a melhor solução a longo prazo. Com a cirurgia para hiperplasia prostática benigna somente a parte do tecido da próstata que está pressionado contra a uretra é removida. A cirurgia geralmente alivia a obstrução e esvaziamento incompleto da bexiga provocados pela hiperplasia prostática benigna.



8 comentários:

Fátima Mota disse...

Q DEUS VCS ABENÇOE P0IS ESTE SITES É UMA BENÇAO

Anônimo disse...

meu marido teve este poblema ,e hoje sinto que ele nao tem mas vontade de ter relacao ,o que devo fazer aguardo resposta.

Anônimo disse...

Se for apenas falta de vontade, creio que reposição hormonal de Testosterona pode resolver. Agora se for falta de rigidez peniana, existem injeções que se aplica na hora do ato ou o uso de prótese. Procure seu médico.

Anônimo disse...

medico disse que minha prostata cresceu um pouco perguntei se era perigoso ele disse que a idade ajuda no crrescimento da Prostata, disse que eu tinha hiperplasia prostatica, passou um remedio
UOMO tomei por uns tres meses, depois deixei causa tremura nas mãos, tenho 57 anos sinto que não tenho a aquela tesão que tinha mas ainda faço sexo, se me operar acaba com a tesão de vez não vou mais fazer sexo.eu gozo mas não consigo manter ereto por muito tempo, existe uma solução para este caso que eu posso fazer,se me operar vou voltar a fazer sexo, tomar CIALIS ajuda posso.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a manuntenção da ereção depende da Prostata, e a operação de Hiperplasia prostatica é rapida e cura e volta a fazer sexo tenho 57 anos devo esperar mais ou não.

Bispa Verônica Aguiar disse...

meu marido está com 12 dias de cirurgia de hpb. Com quanto tempo podemos voltar a termos relação sexual?

Anônimo disse...

Gostaria se depois de 12 dias de cirurgia de hpb, já se pode voltar a ter relação sexual?

Anônimo disse...

Olha tenho esse problema a 25 anos, ja fui em varios mdedicos, fiz todo tipo de tratamento, mas a a dor encomoda o tempo todo, tenho 59 anos uma mulher de 52 tres filhos. nao consigo manter meu penis ereto por muito tempo, para completar agora apareceu umas placas no campo cavernoso do penis fazendo com que ele se entorte para a esquerda, estou muito triste com isso, nao sei mais o que fazer, se alguem tiver algumas informacoes e puder me ajudar fico muito grato.

Postar um comentário

Meus Links